domingo, 10 de abril de 2011

Educação

Tenho falado com diversos profissionais de educação que reclamam que a molecada não respeita mais os professores. Descontando o fato de que é preciso trabalhar duro para tornar uma aula interessante, e que esse é um desafio a que esses profissionais não poderão escapar, é preciso enfrentar a inversão de valores atual. E, para isso, é preciso acabar com a tal progressão continuada.

Progressão pressupõe que houve progresso. E o que se vê hoje é um monte de crianças e adolescentes despreparados, incapazes de ler ou de formular ideias corretamente, seguindo de uma série para outra sem ter conseguido o mínimo exigível para isso.

Além de essa molecada não ter noção da importância de uma educação formal, de não enxergar nisso nenhum valor, nenhum benefício, pensando que podem se tornar jogadores de futebol, pagodeiros, rappers ou mesmo criminosos para ganhar dinheiro. Como se ganhar dinheiro fosse tudo o que importasse.

Com a progressão continuada, o recado que passamos às crianças é que, não importa o que elas façam, elas vão continuar seguindo adiante. Para que o esforço, o trabalho? é uma lição que ninguém deveria dar. Especialmente quem é responsável pela educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário